Normas

Mais de 350mil elevadores estão em operação e mais de 70% foram construídos e instalados baseados em normas que hoje não estão mais vigentes. A norma de fabricação de elevadores elétricos de passageiros em vigor no Brasil é a NBR NM 207/99, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os Elevadores que foram instalados anterior a essa norma, atendia os níveis de segurança da época, porem muito abaixo dos níveis da norma atual.
A seguir, realizamos algumas descrições de alguns itens da norma que mais influenciam quando o assunto é SEGURANÇA:

Casa de Maquinas

Tem como finalidade a proteção dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por distrações e esbarrões na polia, nos cabos de aço ou em qualquer parte que possa movimentar na polia de tração.

Por se tratar de um equipamento que tem a finalidade de girar em alta velocidade, o protetor de polia do limitador de velocidade também é usado para proteger a integridade física dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por contado no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade.
 
Deve haver instalada dentro da casa de máquinas uma fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável, com a finalidade de garantir a iluminação do ambiente em situação de falta de energia.
 

Cabina

Em caso de Falta de energia a Luz de Emergência da Cabina fica responsável por manter a iluminação da cabina e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirene no topo da cabina, informando a exata posição do elevador.
Também conhecida como Régua Eletrônica, trata-se de um sensor responsável por identificar obstruções no vão da porta evitando que a mesma, feche caso haja alguma pessoa ou objeto.
Nas cabinas devem possuir guarda corpo na parte superior da cabina (topo da cabina). Esse equipamento de segurança exigido para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.
 
Instrumento usado quando há a necessidade de manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo total controle do equipamento fazendo com que execute trabalhos com mais precisão e segurança.

Poço

Ao entrar ao fundo do Poço, a escada tipo marinheiro proporciona uma maior segurança no acesso dos técnicos ao recinto.
 
A chave P.A.P. (parada de acesso ao poço) é um dispositivo indispensável, instalado no fundo do poço, responsável por realizar parada do elevador proporcionando condições seguras de acesso durante os serviços de manutenção e de emergência.
 
 
 
 

A norma também estabelece que casa de máquina, encima da cabina e fundo do poço tenha sinalização de advertência indicando aos técnicos procedimentos corretos a serem tomados, sempre visando o aumento da segurança de quem realiza a manutenção.