Elevadores: Dicas para Contratar uma Boa Empresa de Manutenção de Elevadores

vElevadores: Dicas para Contratar uma Boa Empresa de Manutenção de Elevadores

Manutenção se mostra de grande importância ao funcionamento adequado dos elevadores, sem risco à segurança do usuário. A manutenção pode se enquadrar em 2 categorias, a preventiva ou corretiva.

Manutenção corretiva ocorre se o elevador já iniciou a exibir problemas e há acionamento da equipe de manutenção a trocar peças ou fazer reparos. No caso da manutenção preventiva, esta monitora o equipamento, a garantir que continue operando do mesmo jeito ao sair de fábrica, a prolongar sua vida útil.

Vale lembrar que com o decorrer do tempo, equipamentos e peças podem passar por desgastes, mas ao serem checados de maneira contínua, vai ser mais fácil a intervenção anteriormente à ocorrência de um problema.

Manutenção do tipo preventiva se mostra a mais indicada, já que garantirá segurança para equipamentos, a evitar indivíduos presos no elevador devido ao funcionamento ruim ou acidentes. E ainda reduzirá custos, porque o investimento neste tipo de manutenção é mais barato em comparação a consertar elevador quebrado.

Como Selecionar Empresa de Manutenção de Elevador?

Visando manutenção preventiva de fato eficaz é fundamental a escolha adequada da empresa competente para manutenção de elevador. Alguns pontos importantes para verificar são:

  • Conhecimento e experiência.
  • Equipamentos e peças de reparo.
  • Geração de documentos e relatórios.
  • Flexibilidade e disponibilidade de horário.
  • Comunicação e atendimento.

Conhecimento e Experiência

Melhor vai ser o serviço prestado de manutenção quanto mais conhecimento das equipes técnicas acerca do tipo de elevador. Deste modo, é importante conversar com a empresa confirmando se a mesma trabalha com o tipo e marca de elevador que tiver, verificando a experiência em mercado da empresa, e avaliando se são atualizados e certificados estes profissionais.

Equipamentos e Peças de Reparo

Se o elevador tiver determinado problema, a troca de algumas peças será solicitada por técnicos. Este procedimento fica mais ágil se o terceirizado tiver várias peças no estoque. E tempo inferior do elevador parado de fato.

Verificar como é o estoque de peças para reposição em relação ao modelo e marca do próprio elevador e ainda se as ferramentas todas exigidas aos reparos e diagnósticos estão disponíveis para a empresa. A política de reparos deve ser avaliada, se a empresa ou terceirizados os praticam.

Geração de Documentos e Relatórios

Ter o controle sobre a manutenção no elevador é importante, a entender os pontos avaliados por técnicos, o que foi achado de modificação e as intervenções que serão realizadas.

Empresas competentes valorizam esta comunicação e exibem relatórios aos clientes que são precisos e atualizados para cada visita de técnicos, a acompanhar intervenções e reparos feitos e evolução dos próprios elevadores.

E ainda podem apresentar atualizados relatórios com alterações feitas, planilha de custos, avaliações e auditorias de riscos, cronograma de atividades, eficiência e utilização do equipamento, entre mais dados fundamentais.

Flexibilidade e Disponibilidade de Horário

Os elevadores da empresa ou prédio nem sempre pararão o funcionamento no horário de expediente da empresa responsável por manutenção. Assim, é importante verificar a flexibilidade dos horários dos técnicos e se prestam atendimento com assistência de 24 horas.

Conversar para saber da capacidade desta empresa no atendimento, a conferir quantidade de funcionários e tempo médio de fato do deslocamento dos funcionários ao prédio em questão. E conferir como vão ser cobradas horas extras de emergência em contrato.

Comunicação e Atendimento

Avaliar como é a comunicação e atendimento com a empresa responsável por manutenção do elevador. Considerar a facilidade de contato com atendentes e canais oferecidos de atendimento, com utilidade na situação de problemas ou panes com elevadores.